Monstros na Árvore

Criação de Pausa Possível e Liliana Bernardo
Nesta oficina, os participantes serão convidados a criar rostos e formas usando barro, paus, folhas, sementes e pedras, aplicando diretamente nas árvores do ambiente natural. A proposta é explorar a criatividade a partir de elementos da própria mata, promovendo uma experiência sensorial e lúdica de contato com a natureza.
A atividade estimula a observação do ambiente, o trabalho manual e a valorização dos recursos naturais como matéria-prima artística. Ao final, as árvores transformam-se em suportes vivos para esculturas temporárias feitas pelos participantes.
“Que seres habitam ou visitam a nossa mata?”
Esses “rostos” ou “criaturas” construídos refletem a imaginação de cada pessoa, mas também despertam uma nova forma de olhar para o ambiente natural.
Bio | Liliana Bernardo encontra na ilustração, na música e na natureza os caminhos que se entrelaçam no seu trabalho e na sua forma de estar. Cresceu junto à Serra da Estrela, e foi dessa paisagem que veio o impulso para olhar o mundo com atenção, leveza e admiração — traços que continuam presentes nos seus processos criativos.
Estudou Educação Artística em Portalegre e estagiou na companhia de teatro Artistas Unidos, em Lisboa. Vive em Viseu desde 2015, onde tem colaborado com vários projetos e instituições, como Amor Luso, Pharmacia das Ervas, Jardins Efémeros, Carmo 81, Câmara Municipal de Viseu, Fundação Lapa do Lobo, Teias e Odisseias (Criações/Teatro Mais Pequeno do Mundo), Projeto Património “Glossário “e, mais recentemente, o Gabinete de Curiosidades fazendo ilustrações de vários bichos pertencentes à fauna da região de Viseu.