Sibila | O mundo dentro das coisas

Joana Mendonça
Imersos na natureza, num grupo que só existe ali, fazemos parte de algo. Habitamos o lugar, sentimos o nosso corpo e as raízes da natureza a que por vezes nos parece difícil agarrar. Partimos de instruções que não podemos recusar, e orientam que passos devemos dar.
Através de uma série de ações performativas, ancoradas nas artes plásticas e na arte contemporânea, a proposta que aqui se apresenta reencontra-nos com a ancestralidade, o ritualismo, a espiritualidade, e o emocional. A ação de mediação pensada para famílias – ou outros grupos – acontece a partir do momento em que o grupo se reúne, e só termina com um debate final, onde a partilha das experiências sentidas ativa a metamorfose do ato criativo.
Durante o tempo em que decorre o JAL25, todas as intervenções realizadas deixam ficar os seus materiais, ou excedentes, permitindo desta forma que se vá construindo uma grande obra coletiva.
Bio | Joana Mendonça nasceu em 1982, é natural de Viseu, vive e trabalha na Maia. Licenciatura em artes plásticas pela FBAUP, pós-graduação em Gestão Cultural (ULHT, Lisboa), e em Estudos Curatoriais (FBAUL/Gulbenkian), Doutoramento em Educação Artística pela FBAUP – Porto. A sua área principal de atuação acontece na relação estabelecida entre arte contemporânea e os seus públicos nos mais diversos contextos, e na relação entre educação formal e não formal em contextos museológicos. Fundou a Oficina Sibila em 2024, na Maia, local onde acolhe e concebe projetos de educação artística com a vizinhança, e parcerias institucionais.
Fez parte do Serviço Educativo do Museu de Serralves desde 2009. Foi docente Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Porto entre 2018 e 2024, docente convidada equiparada a professora auxiliar na Escola de Arquitetura, arte e design da Universidade do Minho, e na Escola Superior de Educação de Viseu. Escreve regularmente acerca de arte e educação artística, tendo colaborado com o Espaço Mira, Câmara Municipal da Maia, publicação Arte Capital, e a Bienal da Maia.