Ece Canli

S A C R O S U N, segundo álbum solo de Ece Canlı, é uma série não linear de meditações maximalistas sobre ansiedades interestelares. Criando, interpretando e produzindo sozinha, a compositora, vocalista e investigadora expande a visão telúrica do seu aclamado VOX FLORA, VOX FAUNA (2020) para um panorama cósmico e subterrâneo, inspirado por literatura, filosofia e imagens cinematográficas. O projeto nasceu a partir da performance ANABIOSIS: DREAM IN TECHNICOLOR (2021), e desenvolve circuitos sonoros com técnicas vocais estendidas, texturas dinâmicas e linhas de baixo pulsantes.
A jornada sonora começa com “Gorge”, de atmosfera de terror clássico, seguida por “Holy String”, de tapeçaria sombria, e “Orbitrary”, introspectiva e com guitarras cativantes. “Pandemonia” apresenta pulsão incessante, enquanto “Us Is Dust” encerra a primeira metade com sintetizadores arpejados. O segundo ato abre com “Dream in Technicolor” e continua com “Kome”, cinematográfica e detalhada, e “Lapsis”, serena e ambiental. A peça final, “Persistence of the Circle”, encerra com um clímax que convida à repetição da audição. O álbum consolida Canlı como referência na música vocal contemporânea e experimental.
Bio | Ece Canlı é uma artista, compositora e investigadora turca radicada no Porto. Doutorada em Design pela Universidade do Porto, explora música experimental com técnicas vocais estendidas. Lançou em 2020 o álbum solo Vox Flora, Vox Fauna e trabalha também em projetos colaborativos. Paralelamente, desenvolve investigação nas áreas do corpo, género e descolonialismo no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.