Ação-Intervenção Jovem

Conversa
Ação-Intervenção Jovem

Maria Demétrio, Inês Leitão e Inês Marinho

Data
1 set 18h00
Sessões
1
Público-Alvo
Geral
Nº de Participantes
Limitado aos lugares disponíveis

Nesta conversa, a juventude é o ponto de partida para pensar o presente e imaginar o futuro. Jovens de diferentes trajetórias partilham experiências de participação, expressão e intervenção social, revelando como as suas vozes individuais e coletivas ganham forma através da palavra, da ação e do pensamento crítico.

Uma reflexão sobre o poder de transformar, começando por quem tem a vida inteira pela frente.

 

Bio | Maria Demétrio, uma jovem estudante e ativista, natural de Alcobaça. Preside neste momento a secção nacional do Movimento Internacional de Juventudes e desempenha o cargo de vice-presidente do Girl Up em Portugal. Atua ativamente na promoção dos direitos das mulheres e na defesa dos direitos humanos na Palestina, com um contributo reconhecido em contextos nacionais e internacionais.

Bio | Inês Leitão é estudante de Direito na Universidade de Lisboa, com forte envolvimento nas áreas de Direito Internacional, Diplomacia e Educação. Ativamente, participa em Model United Nations e é fundadora da Agimus. Atualmente é EuroApprentice Ambassador (Rede Erasmus+), mas o seu percurso começou na Girl Up. Internacionalmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Global Youth Organization e é Gestora de Eventos na Enter Internacional. Nos seus tempos livres, partilha os bastidores dos seus projetos e o seu processo criativo.

Bio | Inês Marinho é uma jovem ativista, dedicada à defesa dos direitos das mulheres e das vítimas de Violência Sexual com Base em Imagens (VSBI). Fundou um projeto de apoio a sobreviventes e de consciencialização para a violência digital, iniciativa que mais tarde evoluiu para uma associação.

O seu trabalho centra-se na promoção de uma maior proteção dos indivíduos no ambiente digital, na responsabilização das plataformas que permitem a disseminação de conteúdos ilegais e na sensibilização da sociedade para com os sobreviventes destes crimes.

Participa ativamente em sessões, conferências e manifestos a nível nacional e internacional, no sentido da criação de políticas mais eficazes na defesa dos direitos das mulheres e meninas no espaço online.