Cromos Verdes – Um Diário Vegetal de Viseu

conversa
Cromos Verdes – Um Diário Vegetal de Viseu

Patrícia Portela | Paulo Barracosa

Data
29 ago 17h00
Sessões
1
Duração
60'
Público-Alvo
Geral
Nº de Participantes
Limitado aos lugares disponíveis

Em Cromos Verdes – Um Diário Vegetal de Viseu, o biólogo e investigador Paulo Barracosa e a artista multidisciplinar e escritora Patrícia Portela juntam-se para criar a quatro pernas, quatro mãos e dois corações, um caminho poético e verde pela cidade de Viseu e convidam-nos a contribuir com um esboço, uma nota, um pensamento ou um poema.

Um passeio que se pode realizar solitariamente, em grupo ou seguindo os dois autores nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro.

 

Bio | Patrícia Portela é autora de performances e obras literárias e vive entre Portugal e a Bélgica. É licenciada em Realização Plástica do Espectáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com mestrados em cenografia e dramaturgia do espaço (Universidade de Utrecht e Central St Martins, Londres) e em filosofia (Universidade de Leuven). Tem ainda uma pós-graduação em teatralidade e performatividade (Antuérpia) e formação na European Film College, na Dinamarca.

É reconhecida nacional e internacionalmente, tendo recebido vários prémios, como o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão (2005), o Prémio Teatro na Década (2003), entre outros. Publicou romances e novelas como Banquete (2012), Dias Úteis (2017) e Hífen (2022), todos editados pela Editorial Caminho.

Participou no International Writers Program (Iowa, 2013) e foi a primeira bolseira literária em Berlim da Embaixada Portuguesa na Alemanha (2016). Foi finalista do Prémio Media Art Sonae (2015) com a instalação Parasomnia. Leciona dramaturgia e imagem na Escola Superior de Teatro e Cinema e em outras instituições, tendo fundado o curso CEM DRAMATURGIAS e cofundado o PACAP no Forum Dança. É cronista no Jornal de Letras desde 2017 e colaborou com a Antena 1. Dirigiu o Teatro Viriato, em Viseu, entre 2020 e 2022, mantendo-o ativo durante a pandemia.

Bio | Paulo Barracosa, Professor Adjunto no Departamento de Ecologia e Agricultura Sustentável da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, tem desenvolvido atividade de docência e investigação nas áreas de paisagismo, botânica, bioquímica, biologia molecular, genética e biotecnologia. É doutorado em Biociências, especialização em Biotecnologia pela Universidade de Coimbra e tem centrado a sua atividade de investigação no desenvolvimento de marcadores moleculares e bioquímicos com o objetivo de caracterização da biodiversidade dos recursos genéticos e melhoramento de plantas de plantas da flora mediterrânica onde se incluem a alfarroba, vinha, macieira e o cardo com potencial de aplicação biotecnológica. Tem realizado um conjunto de projetos e publicações, de cariz científico, técnico, pedagógico e cultural, procurando em cada momento, instituição e território, adequar o tema da investigação ao espaço e genius loci de atuação.