Manual para Andar Espantada por Existir

Patrícia Portela
Partindo das Aventuras de João Sem Medo, Patrícia Portela convida-nos a atravessar o muro da realidade e a redescobrir a importância da imaginação num tempo em que pensar, sentir e agir se tornaram atos de resistência. Num desfile de encontros com personagens que ecoam o universo de José Gomes Ferreira, a atualidade da sua mensagem impõe-se: num mundo saturado de informação e acontecimentos, ousar saltar muros e desafiar o medo nunca foi tão necessário.
Bio | Patrícia Portela é autora de performances e obras literárias e vive entre Portugal e a Bélgica. É licenciada em Realização Plástica do Espectáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com mestrados em cenografia e dramaturgia do espaço (Universidade de Utrecht e Central St Martins, Londres) e em filosofia (Universidade de Leuven). Tem ainda uma pós-graduação em teatralidade e performatividade (Antuérpia) e formação na European Film College, na Dinamarca.
É reconhecida nacional e internacionalmente, tendo recebido vários prémios, como o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão (2005), o Prémio Teatro na Década (2003), entre outros. Publicou romances e novelas como Banquete (2012), Dias Úteis (2017) e Hífen (2022), todos editados pela Editorial Caminho.
Participou no International Writers Program (Iowa, 2013) e foi a primeira bolseira literária em Berlim da Embaixada Portuguesa na Alemanha (2016). Foi finalista do Prémio Media Art Sonae (2015) com a instalação Parasomnia. Leciona dramaturgia e imagem na Escola Superior de Teatro e Cinema e em outras instituições, tendo fundado o curso CEM DRAMATURGIAS e cofundado o PACAP no Forum Dança. É cronista no Jornal de Letras desde 2017 e colaborou com a Antena 1. Dirigiu o Teatro Viriato, em Viseu, entre 2020 e 2022, mantendo-o ativo durante a pandemia.